quinta-feira, 20 de maio de 2010

BREVE HISTÓRICO SOBRE A GENERAL TELLES


A Escola de Samba General Telles foi fundada na rua Alberto Rosa esquina D. Pedro II, onde após várias proposições de nome, recebeu a denominação de General Telles. Seus principais fundadores foram Alfredo Chagas, Milton Galfru, Sidney Rodrigues, Valter Leal e Osvaldo Meireles, além dos participantes do primeiro desfile.

Na década de sessenta, no ano de 1961, conquistou o primeiro título, onde neste ano começava a participação ativa das mulheres, porque antes somente homens faziam parte da escola.

Na década de setenta, no ano de 1975, em Bagé, a escola conquistou o título regional. Em 1978, na cidade de Porto Alegre, conquistou título estadual.

A escola possui três tri campeonatos, o primeiro conquistado na década de oitenta, na gestão do presidente Welinton da Cunha Pereira, o segundo na gestão de Fernando Moreira e na década de noventa, sob a gestão de Sidnei Afonso.

Depois da escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, a General Telles é a escola de samba que possui o segundo maior número de títulos, totalizando vinte campeonatos.

Depois de dois vice-campeonatos nos anos de 2008 e 2009, finalmente no Carnaval de 2010 a General Telles voltou a ser grande campeã do carnaval de Pelotas.

Foi no ano de 1985 que a general Telles ganhou do Poder Público Municipal, por doação, a atual sede que vem sendo mantida e reformada por seus abnegados diretores e colaboradores que são capazes de unir esforços em torno dessa paixão pelo samba, que é a General Telles. A atual sede e quadra de ensaios fica localizada à rua General Neto, nº 10, nesta cidade de Pelotas.

Um comentário:

  1. somos una pequeña escola de maldonado uruguay la cual estuvo en contacto con el señor francisco rangel hace unos años en nuestros comienzos estamos muy interesados en entablar una amistad con ustedes pronto viajaremos a pelotas y nos encantaria encontrarnos,tenemos varios temas para tratar como trajes plumas etc esperamos una pronta respuesta nuestro correo escoladesambafilhosdarua@hotmail.com y felicitaciones por el premio lo tienen muy merecido atte luis y claudia directores responsables de la escola

    ResponderExcluir